O Xadrez e a Música

segunda-feira, janeiro 22, 2007

A. ALEKHINE, O ÚLTIMO SEGREDO



Alexander Alekhine com o seu gato "Chess"

13 comentários:

MJ disse...

Sr. Rui Nascimento e L:

Ainda não tive oportunidade de ler esta biografia mas fá-lo-ei com imenso prazer, logo que tenha um tempo livre, em paz e silêncio.

Obrigada por esta partilha:-)

Um abraço :-)

Aspásia disse...

OLA QUERIDA

NÃO É PRECISO SER XADREZISTA PARA CONHECER ALGO DA VIDA DO GRANDE ALEKHINE.
COMO PODERÁS LER, O GRANDE MESTRE OFERECEU A MEU PAI UM MANUSCRITO (EM FRANCÊS) DE UMA CONFERÊNCIA QUE PROFERIU EM PORTUGAL.
MUITAS VEZES MEU PAI EMPRESTOU ALGUM DINHEIRO A ALEKHINE, QUE DESTROÇADO PELO EXÍLIO, BEBIA DEMAIS, PARECE-ME MESMO QUE JÁ SOFRIA DE CIRROSE.

BEIJINHOS NOSSOS.

Margarida disse...

SENHOR RUI NASCIMENTO,

Esta biografia vai ser-me muito útil. Não sei jogar xadrez, infelizmente, mas conheço um grupo de jovens que se dedica a este jogo de alma e coração. Por isso, em nome deles e em meu nome pessoal, venho agradecer este contributo para que este jogo seja cada vez mais apreciado pelos jovens, já que são a nossa esperança num futuro melhor.
Desejo veementemente que a sua saúde esteja a evoluir de forma positva.

Aceite um grande abraço de amizade.
A sua admiradora
Margarida

Aspásia disse...

MARGARIDA

TRANSMITI A MEU PAI, QUE AGRADECE, OS SEUS ELOGIOS, EMBORA NÃO MENCIONANDO O SEU NOME PARA NÃO LHE RECORDAR MINHA IRMÃ MARGARIDA FALECIDA AOS 25 ANOS NO BRASIL.

ALIÁS MEU PAI, EM MEMÓRIA DA FILHA PERDIDA ELABOROU O "TEMA MARGARIDA" EM XADREZ. UM TEMA EM XADREZ SERÃ UM CONJUNTO DE PROBLEMAS SUJEITO A DETERMINADAS EXIGÊNCIAS. NO CASO, O TEMA ERA UMA INEVITÁVEL DERROTA DAS PEÇAS NEGRAS, SIMBOLIZANDO A MORTE DE MINHA IRMÃ, PARA A QUAL DERROTA CONTRIBUÍA UMA BATERIA DE FACTORES INTERDEPENDENTES E À PRIMEIRA VISTA IMPOSSÍVEIS DE SE DAREM SIMULTANEAMENTE NO TABULEIRO.

O "TEMA MARGARIDA" RECEBEU VÁRIOS PRÉMIOS INTERNACIONAIS DE COMPOSIÇÃO EM PROBLEMAS DE XADREZ.

MEU PAI TEM UM GRANDE DESGOSTO QUE O PROBLEMA´DE XADREZ NÃO TENHA SEGUIDORES EM PORTUGAL ENTRE A JUVENTUDE. PODE SER QUE COM ESTAS PEQUENAS DIVULGAÇÕES QUE VAMOS FAZENDO E PARA AS QUAIS A AMIGA JÁ ESTÁ A CONTRIBUIR SE CONQUISTEM NOVOS SEGUIDORES PARA A MAGNÍFICA ARTE DA COMPOSIÇÃO XADREZÍSTICA NO NOSSO PAÍS.

MEU PAI FELIZMENTE SENTIU-SE BEM TODO O DIA. NO ENTANTO O QUE MAIS TEMO SÃO AS NOITES.
GRATOS PELAS SUAS PALAVRAS.
UM ABRAÇO NOSSO.

Maria disse...

Aspásia,

Obrigada por ter respondido.
Vou falar com a pessoa responsável pela divulgação do xadrez entre os jovens e depois digo-lhe alguma coisa.
Diga ao seu pai que foi a Maria quem lhe mandou um abraço. Sou Maria Margarida, por isso não lhe mente. Vou passar a assinar os meus comentários com o nome Maria.
Não sei bem porquê, lembro-me muitas vezes do Sr. Nascimento. Coisas, que não sabemos explicar.
Tenho pena de não lhe poder deixar o meu email... Irei relatando, por aqui, as novidades, se as houver.
Um abraço de amizade.

Maria

maria disse...

Vim aqui contar que "ALEKHINE, O ÚLTIMO SEGREDO" foi recebido pelo meu amigo com grande entusiasmo. Além do livro também lhe mandei um gato a pensar uma jodada de xadrez e ele ficou mais do que radiante, pois até vai aproveitar o gato para fazer um cartaz como chamariz da gente nova.
Falei-lhe no tema, mas ele estava com imensa pressa e adiámos a conversa.
Tudo o que eu possa fazer para divulgar a arte do xadrez eu faço. E faço-o há muito tempo, embora, como disse já, não saiba jogar.

Um grande abraço,
Maria

Aspásia disse...

OLA MARIA

É BOM SABER QUE AINDA HA PEESOAS INTERESSADAS NESTA ARTE QUE OCUPOU TODAA VIDA DO MEU PAI.
FELIZMENTE ELE PARECE MELHOR COM O NOVO TRATAMENTO. MAS AINDA CEDO PARA DIZER.
EU É QUE TEBHO ESTADO COM OS OLHOS MUITO INFLAMADOS PQ ONTEM ANDEI COM ELE LA NO SAMS E AQUILO TEM O AR CONDICIONADO QUENTE.
JÁ QUANDO A MINHA MÃE JA FALECIDA ESTAVA INTERNADA EM SANTA MARIA, ALÉ DOS SOFRIMENTOS TODOS INERENTES A SITUAÇÃO EU AINDA TINHA O PROBLEMA DO AQUECIMENTO DAS ENFERMARIAS E DAS SALAS DE ESPERA.

Aspásia disse...

É CURIOSO TB VOCÊ TER O MESMO NOME DA MINHA FALECIDA IRMÃ. É QUE EU RECENTEMENTE FIZ AMIZADE AQUI PELA NET COM UMA SRA QUE TEM OLHO SECO E SE CCHAMA CARLOTA COMO A MINHA MÃE.
AGORA APARECE - OU JÁ TINAH APARECIDO VOCÊ COM O NOME DA MINHA MEIA-IRMÃ. EU REPARO NESTAS COISAS... ALIÁS SEMPRE FUI MTO OBSERVADORA DE TUDO. SAIO AO MEU PAI.

QTO AO LIVRO...NEM QUEIRA SABER O TRABALHAO QUE TIVE PARA POR ISSO NA NET.
ALEM DO MAIS ESTOU A PEBSAR ACRESCENTÁ-LO COM UNS ANEXOS,
É QUE ALEKHINE PRESENTEOU O MEU PAI COM O MANUSCRITO DELE PROPRIO ALEKHINE DE UMA CONFERENCIA QUE DEU NESE TEMPO. EM FRANCÊS E TEM 46 PAGINAS.
O MEU PAI PENSA DÁ-LA A TORRE DO TOMBO OU A BN MAS NÃO SEI.... PAAR JÁ DIGITALIZEI 2 PAGINAS QUE ERA PARA ANEXAR AO "ULTIMO SEGREDO" - QUE NO FUINDO É A TRADUÇAÕ FEITA POR MEU PAI DESSE MANUSCRITO (A LÁPIS AINDA POR CIMA... ALEM DO MAIS A LETRA DE ALEKHINE TINHA UMA APARENCIA DE CIRÍLICO COMO ERA NATURAL E O MEU PAI DISSE QUE TEVE UM TRABALHO IMENSO PAAR PERCEBER AQUILO TUDO)P NAO SEI SE CONSEGUIREI FAZER ISSO AINDA HOJE.

TAMBÉM QTO AO GATO CHESS INFELIZMENTE, PARECE QUE FUGIU OU O DONO O DEIXOU FUGIR´JA CA EM PORTUGAL... É QUE ALEKHINE ESTAVA NA POBREZA E VIVIA DOS QUE OS AMIGOS DO XADREZ ENTRE ELES MEU PAI O AJUDAVAM, COMENDO EM CAS DE UNS, OUTROS DANDO LHE ROUPA, ETC. AINDA HA BICADO MEU PAI DISSE Q ELE NÁO TINHA COMIDA PARA ELE QTO MAIS PARA O POBRE DO GATO...
COISA DAS GUERRAS E DOS EXÍLIOS...

BEM MAS AGRADEÇO O SEU EMPENHO. TB. PARA UM GRUPO DE JOVENS APRENDIZES DE XADREZ ESSE SEU AMIGO PODIA ADQUIRIR O LIVRO MESMO. NOS NADA TEMOS A VER COM A LOJA ONLINE ONDE O LINK VAI PARAR. FOI O QUE ACHEI MAIS A MAO PARA OBTER A FOTO E UM RESUMO DO LIVRO JA NA NET.

DESEJO UMA BOA NOITE E UM ABRAÇO NOSSO.

maria disse...

Olá,

De facto é curioso... Coincidências ou não, quem sabe?

Virei aqui todos os dias só para ver o que há. Se eu tiver alguma novidade, relatarei aqui. Caso contrário. venho mesmo nem que seja para ouvir o Senhor Nascimento a tocar violino...
Vou falar ao meu amigo na hipótese da aquisição do livro. Não sei se será possível adquirir online, mas logo se verá. Como em todas as actividades válidas o dinheiro é pouco e, para que os jovens possam participar em torneios, muitas vezes longe do Porto, onde me encontro, é preciso gerir bem o orçamento.
Espero que consiga levar por diante o seu trabalho.

Um abraço amigo

Maria disse...

Não disse que desejava que o tratamento que o seu Pai está a fazer tivesse exito. Não é necessário dizer, pois não?
Já sabe, tem de saber, que desejo que tudo corra pelo melhor ao seu Pai e a si também.


Abraço.

Aspásia disse...

MARIA

FELIZ/ MEU PAI ESTÁ MELHOR E JÁ SAIU SOZINHO EMBORA A MENOS DISTÂNCIA.
EU TB. LÁ PUS UM COLIRIO DE CORTISONA DE Q CONVEM NÃO ABUSAR E LÁ ME PASSARAM AS DORES NAS PALPEBRAS.

A OBRA DO EU PAI É IMENSA EM XADREZ E POESIA RPINCIPAL/
EU PRECISAVA DE AJUDA PARA PREPARAR E REFORMATAR UM OUTRO LIVRO DELE "PROBLEMAS DE XADREZ II".

ELE FE-LO FOLHA A FOLHA NO WORD 2 E QTO AS IMAGENS FOI POR MEIO DE FOTOVCÓPIAS. SERÁ UM TRABALHO MONUMENTAL PARA MIM. PENSO DIGITALIZAR O TEXTO ATE ONDE FOR POSSIVEL, MAS QTI AS IMAGENS TRIA DE SE PROCURAR TODOS OS ORIGINAIS NAS CENTENAS DE LIVROS QUE HA CA EM CASA.

Aspásia disse...

TERIAM DE SER TODAS DIGITALIZADAS. MESMO Q EU NAO FIZESSE MAIS NADA NA NET, LEVARIA MESES.

ENTRETANTO VOU COMPKETAR ESTE SOBRE O ALEKHINE.

TB O QUE MASI INTERESSA É MEU PAI ESTAR MELHOR NESTE MOMENTO.
EEL ONTEM ATE TOCOU VIOLINO MAS NAO PUDE FILMAR. EU ESTAV NA CAMA COM TREMENDAS DORES NOS OLHOS.

ENFIM... VOU FAZENDO O QUE POSSO.

OBRIGADOS PELO SEU INTERESSE.

SUCESSO PARA O SEU TRABALHO TAMBÉM.
ABRAÇO NOSSO .

PS - E QUERIA COMEÇAR A PENSAR NUMA COISA PARA DEDICAR A MINHA IRMÃ NO MEU BLOG. ELA FARIA ANOS EM 7 DE FEVEREIRO. QD FALECEU TINHA ACABADO O CURSO DE DIREITO. TENHO ALGUNS POEMAS DELA.

maria disse...

-:)

Passei aqui. Deixo um abraço.
Tenho pena de não poder ajudar. Estou longe... no Porto...
De qualquer forma estou ao dispor.