O Xadrez e a Música

quarta-feira, maio 30, 2007

JOGOS FLORAIS DA PRIMAVERA
SETÚBAL - ABRIL DE 1941

Depois de, durante várias semanas, ter sido aqui publicada a peça de Teatro de meu Pai, "O Filtro d´Amôr", perguntar-se-ão os poucos que tenham tido o tempo e a paciência de a ler, o que sucedeu à dita peça - terá sido representada?

Infelizmente, não chegou a sê-lo. Chegou, sim, a ser lida em voz alta pelo Autor - meu Pai - no Teatro Luísa Todi, perante, entre outros, o Director do Teatro e o Maestro e Pianista Idalino Cabecinha (na família Cabecinha, na altura, existiam cinco irmãos, dos quais 3 eram músicos - Idalino era Compositor, Pianista e Maestro do Orfeão de Estremoz; Idalécio era Violinista, tendo tirado o Curso Superior de Violino e fazia parte de um terceto que tocava num navio que fazia as carreiras de África; Idaleciano era também Violinista e Fotógrafo; o pai destes, José Pinto Cabecinha era Pianista, Compositor e Fotógrafo).

Voltando à peça "Filtro d´Amôr", meu Pai, então, concorreu com ela, na modalidade "Teatro" aos Jogos Florais da Primavera de Setúbal em 1941. Também concorreu nas modalidades de Soneto - com o Soneto "Redenção", Poesia a Mote - "Tanta dôr tanto tormento, Na saüdade que me mata", Poesia Infantil e Quadras Popular e Humorística. Foi o concorrente mais premiado tendo alcançado três 1ºs prémios em Teatro, Poesia a Mote e Poesia Infantil e três Menções Honrosas em Soneto, Quadra Popular e Quadra Humorística.

A seguir podem ver a página (teve de ser "cortada" ao meio) de "O Setubalense" de 21 de Abril de 1941, onde se fez a cobertura muito pormenorizada da Sessão Solene, realizada na noite de 19 de Abril anterior, um Sábado, na sede da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Sublinhei as participações de meu Pai assim como uma ou outra peripécia mais relevante, como "No fim, dansou-se."...


Página 2 de "O Setubalense" de 21 de Abril de 1941

Foto da mesa do Júri e dos premiados, podendo reconhecer-se

(alguns dos nomes foram deduzidos da notícia do jornal e lembremo-nos que se estava em pleno Estado Novo... dos outros premiados, além do seu grande Amigo, já falecido, Alberto Fialho Jr., meu Pai não se recorda quem era quem, mas os seus nomes constam da notícia d´ "O Setubalense").


1 - Cap. Correia Gonçalves, subdelegado da M.P. e Comandante da G.N.R..

2 - Representante do Comandante da L.P..

3 - Eng.º Carlos Manitto Torres, grande vulto Setubalense.

4 - Dr. Pires de Lima, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

5 - Eng.º Armando Medeiros, Prof. de Matemática e Desenho de meu Pai no antigo Liceu Bocage.

...

12 - Dr. Alberto Fialho Jr., que depois se formou em Letras, grande amigo de meu Pai e grande Setubalense.

...

14 - Rui Nascimento, meu Pai.
...


Caso algum Setubalense (ou não!) se recorde destes Jogos Florais ou reconhecer mais alguém na foto, agradecemos que deixe um comentário!

1 comentário:

ASPÁSIA disse...

DEIXO AQUI EU MESMA A INDICAÇÃO DE QUE APESAR DE NA FOTO APARECEREM ELEMENTOS DO ESTADO NOVO, MEU PAI SEMPRE FOI UM ANTIFASCISTA, TENDO MESMO PERDIDO UM EMPREGO NOS ANOS 30, EM SETÚBAL, POR SE TER RECUSADO A ALISTAR NA LEGIÃO PORTUGUESA!

ASPÁSIA